domingo, 14 de janeiro de 2007

O meu nome!

Bem, eu sei que nao devia mas vou aqui publicar o meu nome, ou se calhar devia tambem nao tenho nada a esconder! O meu nome e Maria Eça Pinheiro! A razao porque estou a dizer o meu nome e porque vos quero contar umas quantas coisas engraçadas no que toca ao meu nome. Eu sinceramente nao percebo as pessoas, qual e o mal de o meu nome ser Eça Pinheiro; parece que as pessoas tem qualquer a versao a uma pessoa ter dois ultimos apelidos que por mais que se peça para dizerem ou escreverem Eça Pinheiro, elas so fazem Pinheiro; isto e em todo o lado, em hospitais, na escola, quando me faço socia de algo, e em todo o lado! Na escola quando me chamam eu faço sempre o reparo, "nao e Maria Pinheiro, e Maria Eça Pinheiro" e claro tenho sempre a brilhante resposta, "mas diz-se so o 1º e o ultimo nome", ao que eu respondo " mas o meu ultimo nome e Eça Pinheiro", e depois todos os meus colegas dizem, " isso sao so peneirisses", mas qual e o mal de uma pessoa querer ser tratada pelo seu nome, custa assim tanto chamar as pessoas pelos seus nomes, sejam eles 3 ou 10! O ultimo nome do meu pai e Eça Pinheiro, e nao e Eça da mae e Pinheiro do pai como muita gente pensa! Toda a minha familia usa o nome assim! As pessoas nao dizem Marcelo Sousa, dizem Marcelo Rebello Sousa(quando uso este argumento, lixo muitas pessoas, que se resumem a sua insignificancia ao pensarem sobre isso)! por isso porque e que nao podem dizer o meu nome todo? As vezes tambem recebo outro resposta fabulosa, " entao se queres que que eu diga esse teu nome todo, tambem quero que digas o meu nome todo", ao que eu repondo " ta bem, se e assim que queres ser tratada, tudo bem! o nome e teu, tu e que sabes como o usas!".
Outra situaçao engraçada a cerca do meu nome, e quando eu o estou a ditar num hospital, ou quando me estou a tornar socia de algo, eu digo "Eça" e as pessoas dizem-me "o que? Elsa?", ou entao, "como e que se escreve "Eça" e com dois esses(ss)?; em que raio de pais vivemos, que as pessoas nao sabem escrever e nao reconhecem o nome "Eça"! Eu normalmente respondo, "nunca leu um livro do Eça de Queiros?", sera "Eça" um nome assim tao estranho que as pessoas nao o reconheçam? Eu pensava que era obrigatorio ler Eça de Queiros na escola! E mesmo que nao fosse como e que alguem nao sabe reconhecer o nome de um dos melhores(se nao o melhor) escritor potugues? Isto so revela o baixo nivel de cultura das pessoas do nosso pais, e esta e uma das realidades que mais me preocupa, a falta de cultura das pessoas de hoje em dia! se calhar e por isso que nao andamos para frente! Quanto ao meu nome la terei de aturar mais uns "Marias Pinheiros", ou uns "Elsas", ou entao uns "Essas"!

10 comentários:

sepia disse...

ai maria maria , o teu nome ...ja mundo inteiro sab que tu es maria eca pinheiro ... ja sabe o cao da vizinha o piriquito da stora de portugues o pescador em amrrocos ... mas tu seras sempre para mim a minha maria pinheiro ....porque nao eca ... bom ... eu acho imnsa piada quando te irritas por uma coisa tao grande e e tao pequena...

Anónimo disse...

ola Maria Eça Pinheiro...lool..gostei da descriçao do teu nome..fez me entender melhor o porquê dessa tua rispidez ao nos obrigares a te chamar pelo nome todo...:P enfim..tens todo o direito de reclamar..to a gostar do teu blog...beijo*

Anónimo disse...

Ola maria!! Bm.. como ja sabes, eu nao sou boa a fazer comentarios, mas para nao parecer mal, achei melhor deixar um pequeno comentario!! :) Achei uma boa ideia fazeres um blog.. Partilhares as tuas ideias e tal.. Tou gostando, sim senhora!! Hehe :)
Despeço-me com um grande beijinho e que tudo te corra bem!!

Anónimo disse...

Oi!!! daqui fala Gustavo Alexandre Ferreira Lopes dos Santos, i nao o Gustavo Santos, como toda a gente pensa!!! EnfiNHe...nao sei kem e k inda tem paciencia pa ler ixtu td...mas a verdad e k eu tambem li!!! (este e um daqueles momentos de estupidex k m passam pela kabeça!!!)S eu n soubesse kem es dizia k eras louka...mas kom sei..........................posso afirmar k es kompletamente maluka (eu sei k a palavra "maluka" nao e muito mais forte que "louka" mas nao me vem mais nenhuma palavra a cabeça!!!) - este aparte foi so pa perceberes que.....aaammm.....poix....tu sabx! LOL!!! (julio de matos deve esklarecer!)

Bem...km aki o sepia dix....e lind knd t irritas pkausa do nome!!!

( a gent kritika mas o teu nome ja deu pa xkrever mt koisa---este blog! pr exemplo)

va fika bem... mtx beijos Maria Patricio Santos de Eça Pinheiro!

Anónimo disse...

bem... e so pa dixer k nao e patricio santos... mx sim santos patricio

Anónimo disse...

ai esse nome, ai a polémica.....mariaxonhaaaa dos santos? pronto foi só para t irritar...
tens todo o direito d ser tratada como keres, mas a simplicidade de MARIA agrada-me mais do que todos esses nomes que fazes questão de ditar..
vai postando girl;)
c ya

Anónimo disse...

Fantasticaaa !
Esta Maria EÇA (nao ! nao e' Essa) Pinheiro e' Unicaaa ! Uma verdadeira mulher de armas. A Melhor das Marias (Sem ser eu, obviamente :P)

E' destas coisas que tenho montes de saudades. Gozar com a (abusada) ignorancia do povo portugues !

Bem, Maria, vou continuar a ver o teu blog, porque deve ser o unico decente nas redondezas... =S

Beijo Grande.

Anónimo disse...

quem mais iria escrever sobre o proprio nome, se nao a revoltada da maria pinheiro... ai desculpa pa maria essa pinheiro... concordo com os que disseram de que é fantastico ver a maria irritada... de facto um dos meus passatempos é irrita-la.. no entantogosto de ouvi-la defendar os seus principios, de uma forma tao determinada e compulsiva, como so ela propria o faz!! =) bjnhx fofinhos


ps- fico a espera que publiques algo sobre o povo e a nobreza, pa eu vir comentar... ahahah

_________________** Inês luz**__________________

Anónimo disse...

Maria, desde quando é que o povo é ignorante por chamar alguém pelos primeiro e último nomes? Mesquinho é uma gaiata de 16 anos fazer desse assunto uma tempestade num copo de água em vez de escrever sobre assuntos que realmente interessam mostrando assim a sua inteligência e nível de cultura. Egocêntrismo.. diz-te alguma coisa? Só revelas mentalidade de criança mimada. Que feio!! Ou serás tu alguém que interessa e que seja diferente na sociedade para não seres chamada pelos primeiro e último nomes? ATENÇÃO - Li o teu post mas estou plenamente consciente de que acabei de consumir lixo, portanto estou desculpada!!

Anónimo disse...

bem so uma palavrinha para este ultimo post:
1º- a ti nao te preocupa seres chamada pelo ultimo ou pelo primeiro nome, porque nem deves ter nome, comeca ja por ai, deves ser uma parola, com um nome banalissimo;
2º- inveja das coisas dos outros e muito feio;
3º- tens uma grande opiniao, mas nem sequer poes o teu nome no comentario....tens de te esconder nao é....enfim nos sabemos, pessoas fracas....
4º- se percebeces um bocadinho de tons de escrita, perceberias que isto e um texto comico e nao fazer uma tempestade num copo de agua
5º-egocentrica, toda a gente sabe que eu o sou, por isso nao e novidade nenhuma...
6º crianca mimada por ser patriota e ligar as minhas origens e tradicoes e respeitar o meu nome de familia??? quem te dera a ti saberes o que isso é...